Protagonista analisado: a jornada de Leo

Em termos de análise do protagonista, vale a pena fazer a seguinte pergunta: o que faz um bom protagonista? Talvez, seja necessário fazer outra pergunta antes: o que constitui um bom personagem?

A criação de Leo, o herói de Inferno LTDA, foi espontânea, no sentido de que eu já sonhava com esse personagem lá na época em que o livro não passava de cinco páginas de Word em meu notebook. Antes, Leo era mais uma ideia abstrata do que uma pessoa em si. Ele era um fio condutor de devaneios literários, mas não alguém que possuísse gênero, idade, sonhos, problemas, traços de personalidade, etc.

Protagonista de 15 anos, cabelos cacheados com olhar triste e pensativo.
Fonte/reprodução: imagem gerada por IA

Tudo mudou no instante em que essa ideia abstrata chegou ao primeiro capítulo de Inferno LTDA, com seu jeito moleque e sua personalidade irritadiça. Já nos primeiros parágrafos do livro, contemplei a ideia de quem seria Leo. Rapidamente, surgiram suas características como protagonista: menino, adolescente, problemático, de pensamento ligeiro, imaturo, desconfiado e “boca grande” em muitas situações.

Para fazer uma correta análise do protagonista, vale a pena pegar cada uma dessas características e trazer mais detalhes de como foram escolhidas. Além de alguns conceitos importantes na criação de um bom personagem principal.

O protagonista de Inferno LTDA é violento

Leonardo da Silva Oliveira, ou, simplesmente, Leo, é um adolescente-problema. Sua personalidade arredia e tendências violentas o tornaram em um menino com quem ninguém quer se envolver. Há um trecho do livro que demonstra de forma rápida a relação de Leo com os outros meninos na escola.

“Vale mencionar que Leo, em toda a sua curta vida, sofreu com isso uma vez. Uma única vez. Foi uma experiência de arrependimento para o autor do bullying.”

A violência é uma das maiores características de Leo. Ele não é o mais forte, nem o mais inteligente, tampouco o mais valente. Apenas é o primeiro a entrar numa briga e o último a sair.

O protagonista de Inferno LTDA é solitário

Suas atitudes defensivas e modos violentos fizeram Leo se tornar temido, mas também muito isolado. Lá no fundo, esse protagonista é apenas um menino que teve muito azar na vida, e tornou-se muito solitário por conta disso.

Protagonista jovem e solitário, olhando para o horizonte.
Fonte/reprodução: original

Sem oferecer qualquer spoiler, posso dizer que a jornada de Leo no inferno, isto é, vida após a morte, é de muita reflexão. Há vários momentos onde o nosso querido protagonista vivencia aquelas “crises existenciais básicas”. Também há ocasiões em que ele simplesmente fica triste porque morreu cedo demais, como diz esse outro quote do livro:

“ (…) até alimentou esperanças de que sua vida ia mudar, de que poderia se tornar uma pessoa diferente, menos rápida na ira e nos punhos; um filho melhor, quiçá. Infelizmente, os créditos subiram antes do filme de sua vida ter um fim apropriado. Por que a sua cena pós-créditos tinha que ser justamente ao lado de alguém como Eddie?”

O tom de lamentação e arrependimento é tão comum na morte de Leo quanto a violência foi em sua vida na Terra.

O protagonista de Inferno LTDA é linguarudo e sarcástico

Uma vez que o humor dá a tônica de toda a história, o meu protagonista devia se adequar a esse tom. Ou será que é mais correto dizer que o tom da história tomou o molde de acordo com a personalidade do herói?

Quando ainda era um ser vivo na Terra, no mundo material, Leo não era exatamente um falastrão. Na verdade, era conhecido por ser bem quieto, na dele, quase sempre sozinho, com a exceção de um único amigo inseparável. Mas esse jeito taciturno é mera fachada, a qual caiu por terra uma vez que o garoto viu-se morto e na companhia de um demônio.

Por isso, ao longo do livro, Leo expressa sua personalidade de maneira franca. Ele é linguarudo por natureza. Agora que tem oportunidade, fala bastante e o que sai de sua boca é sempre alguma frase ou composição irônica, desconfiada ou debochada. Ele tem amargura e acidez no fundo do coração, e isso se traduz em muito comportamento arredio e irônico.

É um protagonista que não poupa comentários e opiniões, especialmente porque o mundo de Inferno LTDA é absurdo demais para seus padrões humanos, portanto digno de reações exageradas e nada amigáveis.

O protagonista de Inferno LTDA é a contraparte de seu antagonista

Você já ouviu falar que um herói só é tão bom na medida que o vilão da história também é? Por que o Batman é um personagem que ninguém esquece? Provavelmente porque possui a melhor galeria de vilões das histórias em quadrinhos. Dentre esses, o Coringa é o principal.

Por que o Coringa é um vilão tão bom?

Eu poderia falar que ele é mal, que fez coisas terríveis, que é imprevisível, e que até mesmo é meio louco. Mas essas características poderiam ser dadas a qualquer personagem. Não; o que torna o Coringa especial é sua relação pura de antagonismo com o Batman. Se o Cavaleiro das Trevas representa a justiça, a ordem e o bem, seu principal vilão deve, necessariamente, retratar o contrário disso: a injustiça, o caos e o mal.

O Coringa funciona como o vilão perfeito para um protagonista como o Batman.
Fonte/reprodução: Warner

Humildemente, digo que foi essa minha intenção ao conceber a relação entre Leo e Eddie. O que torna Leo especial é o próprio Eddie, e vice-versa. São os valores que o humano carrega que o tornam tão diferente, tão o exato oposto, do demônio com quem mantém uma dinâmica na história.

Se Leo é do tipo de protagonista que reclama e se opõe, sempre que pode, e da forma que pode, a tudo o que seu “demônio da guarda” o sugere, é justamente porque essa é a maneira de mostrar com literatura a oposição, o real yin-yang desses personagens.

Leo é um ser humano, de apenas quinze anos, imaturo, mas de bom coração, ao passo que Eddie é um literal demônio, com milênios de idade, entediado e disposto a fazer tudo o que é tipo de maldade.
Quanto mais eu mergulhava na análise do protagonista para escrevê-lo com o máximo de veracidade, mais eu fazia o mesmo mergulho na psique do antagonista. Confesso que, até hoje, faço isso.

Conheça mais a relação antagônica de Leo e Eddie lendo Inferno LTDA!

Título do Artigo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam sit amet nisl leo. Mauris fermentum turpis leo, ut auctor arcu iaculis ac. Praesent vestibulum quam